Massinha de modelar: recurso pedagógico para o desenvolvimento psicomotor de crianças com dificuldades de aprendizagem


Nilce Svarcz Jungles de Camargo
G – Pedagogia
Bolsista CAPES/PIBID
Orientadora: Profª Ms. Rosana Beatriz Ansai

RESUMO:
A Massinha de Modelar é um recurso lúdico pedagógico que está sendo utilizado em alunos da escola Municipal de Campo Interventor Manoel Ribas, União da Vitória – PR nas atividades do projeto Mão Amiga – PIBID/FAFIUV – 2013, no intuito de contribuir para o processo de ensino de crianças com dificuldades de aprendizagem participantes do projeto. Este recurso visa a proporcionar aos alunos além de muita diversão, estímulos reforçadores com o intuito de promover a motricidade, entre outros fatores, pois especialistas na área da educação afirmam que o trabalho com a motricidade é essencial para a alfabetização. Esta técnica visa a contribuir no processo de construção das aprendizagens significativas das crianças, melhorando consequentemente sua coordenação motora fina, aguçando a imaginação, o raciocínio, desenvolvendo habilidades de forma natural e agradável, assumindo assim a característica de promotora da aprendizagem do aluno. Para a confecção desse brinquedo foi necessário a utilização de trigo, sal, óleo, corante e água. A elaboração e manuseio deste brinquedo podem ser utilizados de diferentes formas e com diversas finalidades. Uma delas que vem sendo mais solicitada no decorrer das aulas do Projeto Mão Amiga, é a criação de personagens de histórias ouvidas no momento da leitura, tencionando proporcionar ao aluno um melhor aprimoramento da interpretação textual, favorecendo também a socialização entre todos, que se divertem enquanto aprendem. É dada às crianças a oportunidade de levar a massinha de modelar para casa, permitindo uma internalização dos conhecimentos adquiridos bem como a continuidade do desenvolvimento motor enquanto reproduz em casa com seus pares o que aprendeu na escola. Este brinquedo como recurso pedagógico possibilita o desenvolvimento global das crianças, sendo algo prazeroso, motivador e estimulador uma vez que crianças com dificuldades na aprendizagem necessitam muito de práticas inovadoras. Além disso, o aluno se sente estimulado a pensar e a interagir socialmente, formando conceitos e estabelecendo relações.

PALAVRAS CHAVE: Projeto. Dificuldades de Aprendizagem. Massa de Modelar. Psicomotricidade.

 
 
 

 Resumo apresentado no X Encontro Científico Pedagógico e VII Simpósio de Educação.
0

0 Comentários :

Postar um comentário