O ensino da matemática e o jogo da memória da tabuada como recurso pedagógico no projeto Mão Amiga CAPES/PIBID do curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV


Rozinei Cardozo Kranholdt
Bolsista do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID
G – Pedagogia – FAFIUV
Orientadora: Profa. Ms. Roseli Vergopolan
UNESPAR/FAFIUV CAPES /PIBID, SUBPROJETO MÃO AMIGA

RESUMO:
O presente estudo busca compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos dos Anos Inicias do Ensino Fundamental, no que se refere às atividades de Matemática. Estas dificuldades podem estar relacionadas ao fato de que muitas vezes os alunos não compreendem a importância da memorização e assimilação dos mecanismos lógicos de funcionamento da tabuada. Nesta fase da aprendizagem, as primeiras noções das operações de adição e subtração geralmente são logo compreendidas sem muitos problemas, mas, na medida em que vão sendo incorporadas às operações de multiplicação e divisão, surgem as maiores e as mais frequentes dificuldades, pois tanto a multiplicação quanto a divisão estão diretamente ligadas à compreensão da tabuada. Neste estudo, apresentamos o jogo da “memória da tabuada”, que poderá ser elaborado a partir da tabuada do dois até a tabuada do dez, dependendo do grau de dificuldade que o aluno apresentar. As peças deverão ser feitas da seguinte forma: em uma peça coloca-se a operação, por exemplo: 4 x 4, e em outra peça, coloca-se o resultado: 16, o material usado para confecção deste jogo fica a critério do educador. No desenvolvimento deste jogo o aluno estará memorizando as tabuadas sem que essa lhe seja imposta, apenas pelo prazer da brincadeira, atividade natural das crianças. Dessa forma, pensando em alcançar e amenizar as dificuldades relacionadas à tabuada e reconhecendo a importância dos jogos no processo de ensino-aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é que o jogo da “memória da tabuada” aparece como um possível auxílio lúdico pedagógico. Por mais presente que a Matemática esteja na vida de todas as pessoas, muitas vezes ela passa despercebida e muitas vezes até ignorada por parte do aluno que encontra dificuldades em compreendê-la, daí a importância de se trabalhar com mais intensidade a ludicidade em sala de aula. 

PALAVRAS-CHAVE: Mão Amiga. Dificuldade de Aprendizagem. Matemática. Tabuada.

Resumo apresentado no X Encontro Científico Pedagógico e VII Simpósio de Educação.
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