Projeto Mão Amiga/PIBID: contribuições para a formação inicial de professores.


Franco, Heliana Scussiato
Orientadora: ANSAI, Rosana Beatriz[2]
ansairosana@yahoo.com.br
UNESPAR/FAFIUV, CAPES/PIBID, SUBPROJETO MÃO AMIGA


1 INTRODUÇÃO

A formação de professores competentes para o exercício pleno da profissão está sendo cada vez mais questionada e exigida pela sociedade. Assim, como evidencia Pimenta (2009, p. 61):

Os estudos e pesquisas sobre a identidade docente têm recebido a atenção e o interesse de muitos educadores na busca da compreensão das posturas assumidas pelos professores. Discutir a profissão e profissionalização docentes requer que se trate da construção de sua identidade.


A partir desta constatação, percebemos a importância de uma articulação entre teoria e prática durante os estudos nas licenciaturas. Compreende-se que quanto mais cedo o professor, em formação, se inserir no contexto real da educação, mais elementos terá para construir o saber-fazer pedagógico e a identidade de professor, pois acredita-se que a possibilidade de aperfeiçoar a formação de professores e melhorar a qualidade da educação, se dá a partir do momento que os licenciados e futuros professores têm a oportunidade de vivenciar a realidade escolar e ao mesmo tempo articular a teoria com a prática.

Neste sentido, o presente trabalho pretende avaliar as contribuições do subprojeto Mão Amiga[3], oferecido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) em convênio com o curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV, voltado para atuação, estudos e pesquisas na área da educação, em parceria com a rede pública municipal de ensino, para formação inicial e profissional dos acadêmicos bolsistas nas questões do ensino e da aprendizagem na educação básica e na formação acadêmica dos bolsistas participantes do projeto. Constituem-se também como objetivos do estudo, apresentar as atividades e ações desenvolvidas pelos bolsistas voltadas à formação inicial de professores relatando suas experiências na atuação docente.

A pesquisa tem como base inicial a busca de um referencial teórico-bibliográfico em livros e artigos científicos. A coleta de dados será através de relatos de experiências e aplicação de um questionário semi-estruturado aos bolsistas, a fim de obter suas experiências e aprendizagens construídas durante a aplicação das atividades do subprojeto Mão Amiga. A partir da coleta dos dados dos questionários, será investigada a opinião dos bolsistas quanto à contribuição do PIBID na sua formação profissional e humana, destacando os pontos positivos e negativos do projeto, a importância da pesquisa na formação docente, assim como as dificuldades encontradas e as aprendizagens construídas durante o desenvolvimento das experiências docentes tuteladas no âmbito do Mão Amiga. Os relatos de experiência serão obtidos através de análise dos relatórios mensais dos bolsistas do projeto, bem como através de solicitação de um relato escrito de forma individual.


2 DESENVOLVIMENTO

Esta pesquisa, embora ainda esteja em andamento, já coletou e analisou alguns depoimentos de bolsistas do projeto que relatam suas vivências e contribuições. Abaixo seguem alguns depoimentos que apontam o projeto como importante na formação acadêmica e respaldos futuros para inserção na vida profissional e no mercado de trabalho, podendo este ser este um diferencial na formação inicial docente:

“Atuando no PIBID – Subprojeto Mão Amiga percebo como este agrega conhecimentos para a minha formação enquanto acadêmica do Curso de Pedagogia. Pois é possível ter um contato com a sala de aula em todos seus aspectos antes dos estágios, facilitando nossa prática e aumentando meu gosto pela docência.” (Relato da Bolsista S.W. Acadêmica do 2º ano de Pedagogia)

“O subprojeto mão Amiga oportuniza a prática em sala de aula e a vivência na realidade escolar, contribuindo assim para meu crescimento pessoal e profissional. Este será muito importante para minha formação, pois quando for atuar no mercado de trabalho já terei adquirido experiências na área .”( Relato da bolsista  E.B. Acadêmica  do 1º ano de Pedagogia)

O Projeto PIBID, oportuniza os acadêmicos a conhecer a realidade dos alunos com dificuldade de aprendizagem e que através de recursos diferenciados, do ensino tradicional, aprendem com mais facilidade e nos possibilita a pratica e a vivência em sala de aula.” (Relato da bolsista M. S. Acadêmica do 2º ano de Pedagogia)

Com os relatos acima, compreende-se que a oportunidade das acadêmicas realizarem a prática educativa neste projeto, representa uma experiência profissional adquirida ainda durante o estudo acadêmico. O que com certeza contribuirá para a formação e fará com que essas bolsistas, quando estiverem no mercado de trabalho, sejam profissionais competentes e dedicadas. Deste modo, o projeto proporciona uma oportunidade de aprendizagem, pois possibilita o vínculo entre teoria e prática com oportunidade de remuneração dos estudos realizados.

O projeto busca antecipar as experiências e oportunizar a vivência em sala de aula. Através da participação deste, é possível conhecer e aprender a enfrentar as situações da realidade escolar, pois como relata Tardif (2011, p. 181):

[...] só ela permite que o professor desenvolva certos habitus (isto é, certas disposições adquiridas e pela pratica real) que lhe darão a possibilidade de enfrentar os condicionamentos e os imponderáveis da profissão. Os habitus podem se transformar num estilo de ensino, em “truques do ramo” ou mesmo em traços da “personalidade profissional”: eles se expressam, então, através de um saber-ser e de um saber-fazer pessoais e profissionais validados pelo trabalho cotidiano.


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que oferece o Subprojeto Mão Amiga (Figura 1), é uma das potencialidades para aprimorar a formação inicial, considerando as vinculações entre os saberes que se constroem no espaço acadêmico e os saberes que são produzidos no contexto escolar. Neste sentido, a experiência real do professor em exercício na educação básica é relevante por enriquecer a formação inicial e profissional dos licenciandos, bolsistas do programa.


Figura 1.  Bolsistas do subprojeto Mão Amiga, Coordenação Institucional, Coordenação de área e Administração FAFIUV 2012, alvos dessa pesquisa.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Até o momento, conclui-se com a realização desse trabalho que todos os bolsistas entendem a participação no subprojeto Mão amiga como uma oportunidade de formação docente, bem como de associar a teoria aprendida em sala de aula com a prática adotada nas diversas atividades realizada pelo projeto. Segundo Imbernón (2011, p.67) “As práticas devem servir de estímulo às propostas teórico-práticas formais, de maneira a permitir que os alunos interpretem, reinterpretam e sistematizem sua experiência passada e presente, tanto intuitiva como empírica.” Sendo assim, entendemos que a parceria entre o projeto e as escolas de educação básica municipais, tendo como mediadores os supervisores, oportunizam ao aluno tudo isso, além de uma melhor formação a acadêmica.

REFERÊNCIAS

IMBERNÓM, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e incerteza. 9º ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência.  4 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

TARDIF, Maurice. Saberes Decentes e Formação Profissional. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.



[1] Graduanda do 3º ano de Pedagogia. Bolsista PIBID desde 2012.
[2] Mestre em Educação, Coordenadora do subprojeto Mão Amiga.
[3] O Projeto Mão Amiga do Curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV é parte integrante do Projeto Ações em Sociedade: observações na natureza financiado pelo Programa de Iniciação à Docência- PIBID/CAPES.  


Trabalho publicado no II Encontro PIBID/UNESPAR.

Educação Básica e Ensino Superior: Interrelações para a produção do conhecimento.
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