Rozinei Cardozo Kranholdt
G – Pedagogia – FAFIUV
Orientadora: Profa. Ms. Roseli Vergopolan
UNESPAR/FAFIUV, CAPES /PIBID, SUBPROJETO MÃO AMIGA
Resumo:
Este estudo tem como objetivo apresentar breves reflexões sobre o trabalho em conjunto da família e a escola, no que diz respeito a construção do conhecimento por parte do aluno e minimização das dificuldades de aprendizagem. Buscamos através deste estudo, compreender essa necessidade do envolvimento da família na escola e no processo de ensino-aprendizagem, sabendo que a família é a base de toda a educação da criança, é no seio familiar que a mesma recebe as primeiras informações sobre respeito, amizade e convivência, através da família também a criança incorpora em suas vivências os primeiros traços de sua cultura, e, é onde ela demonstra ainda traços de sua personalidade. Os procedimentos metodológicos da pesquisa são no primeiro momento teórico- bibliográfica, embasando-se em autores e suas obras, que falam sobre o tema e sua relevância. As dificuldades de aprendizagem podem estar relacionados a falta de envolvimento das famílias na vida escolar e no processo de construção do conhecimento, tão importante na fase infantil. Os estudos e leituras nos levam a concluir que toda a atividade, seja ela pedagógica ou educativa, tanto da escola quanto da família deve ser norteada pela afetividade, pois esta amplia consideravelmente nossa visão do todo, minimizando assim as dificuldades de aprendizagens.
Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem. Escola. Família. Construção do conhecimento.
Resumo publicado no I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNESPAR/ FAFIUV.
0 Comentários :
Postar um comentário