Autores: Lais Suzana Kurutz,
Tatiana de Lima
Josimar Mariano Borille
Orientadora: Ms. Rosana Beatriz Ansai
Instituição: Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras – FAFIUV – PR
Resumo
Como atuantes do Projeto Mão Amiga financiado pela CAPES/PIBID, nos foi oportunizado vivenciar a prática docente com os alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino de União da Vitória. Para isso a pesquisa vem expor como temática essa prática docente contemplada durante o período de graduação. Tal experiência nos proporciona um amplo conhecimento em nossa formação acadêmica, podendo aliar a teoria vista em sala de aula, com a prática que buscamos, constituindo-se assim de uma vivência rica com aprendizagens significativas. Com isso, o estudo tem por objetivo, ressaltar a importância que os Programas Institucionais de Bolsa de Iniciação a Docência- PIBID, trazem a acadêmicos que buscam aprimorar seus conhecimentos na área das licenciaturas, conciliando os estudos e assim ofertando uma bolsa para os mesmos. A pesquisa encontra-se através dos moldes de pesquisa teórica e bibliográfica e relato de experiência. Buscando assim descrever o processo de atuação dentro do projeto Mão Amiga com o qual integramos como bolsistas, com base em nosso trabalho pedagógico com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagens, sendo assim satisfatoriamente poder contribuir para a aprendizagem desses alunos como também adquirir experiência e amor pela profissão. Vários estudiosos relatam sobre a importância de se ter uma boa prática docente dentro de sala de aula, como também de pensar em um planejamento eficaz, para que este atinja as fragilidades dos alunos. A referida pesquisa encontra-se em seu estágio inicial, porém, já apresenta resultados satisfatórios em nossa formação.
Palavras-chave: Prática docente; Formação Acadêmica; PIBID; Novas Aprendizagens;
Resumo publicado no I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNESPAR/ FAFIUV.
0 Comentários :
Postar um comentário