O projeto Mão Amiga, oferecido pelo curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV e financiado pela CAPES/PIBID, possui como alvo o atendimento de crianças com dificuldade de aprendizagem e, ao mesmo tempo, oferece a possibilidade de iniciação à docência a acadêmicos graduandos, com ênfase aos do curso de Pedagogia. Em seu bojo, o Mão Amiga tem ao seu dispor dois recursos tecnológicos, o e-mail e o blog, ferramentas indispensáveis à disseminação de informações entre os membros do grande grupo. Desta forma, o presente estudo tenciona discorrer especificadamente sobre o blog do projeto Mão Amiga, disponível em: <http://pibidmaoamiga.blogspot.com.br/>, visualizando-o como um recurso que exterioriza tanto as ações realizadas nas escolas parceiras, quanto o envolvimento do projeto em eventos científicos e atividades extraclasse. O blog organiza-se, neste entender, como um instrumento qualitativo que une, em um mesmo plano, fotos e textos que evidenciam relatos reflexivos de experiência. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo maior discorrer sobre a importância desse meio tecnológico para que as informações sejam disseminadas não apenas aos integrantes da equipe atuante, mas também à comunidade em geral. Por conta disso, essa página virtual possibilita a visibilidade de alguns temas específicos, sendo estes: ação docente realizada na escola, estudos efetivados, oficinas aplicadas no e pelo projeto, cronogramas de trabalhos e eventos, aniversariantes do mês, planos de aulas, reuniões, sugestões e notícias. Soma-se ao exposto, o fato de que esse mecanismo tecnológico constitui-se como uma atividade pedagógica, pois permite a aprendizagem interativa, visto que as pibidianas participam ativamente da construção do blog por intermédio de envio de notícias e na publicação de comentários atrelados às postagens. A metodologia utilizada no estudo é de caráter teórico-bibliográfico e fundamenta-se em autores como Carmem Pimentel (2012), Thélia Teóphilo Bezerra (2008), Xavier Dordor (2011), Suzana Gutierrez (2005), Maria João Gomes (2005) e Hugh Hewitt (2007). Com base neste estudo considera-se, de um modo geral, que o blog, por estar vinculado à internet, tem a sua potência elevada ao máximo, dado que qualquer pessoa que esteja conectada pode acessá-lo e desfrutar do conteúdo ali existente. Assim, o campo de difusão do projeto é ilimitado e traz à tona a dimensão pedagógica e humana que é o Mão Amiga.
Trabalho apresentado pela bolsista acadêmica Jaqueline Ticiana Scherer no
IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminário Nacional do PIBID - EENALIC.
IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminário Nacional do PIBID - EENALIC.
1 Comentários :
Jaqueline parabéns você representa muito bem o nosso Projeto Mão Amiga!!! Sucesso...
Postar um comentário