Utilização do jogo “cada macaco na sua banana” como recurso lúdico-pedagógico na aprendizagem do raciocínio-lógico-matemático nas atividades do Projeto Mão Amiga/CAPES/PIBID do curso de Pedagogia da UNESPAR/UV


Maria da Luz Stenzel
Acadêmica Bolsista – CAPES/PIBID
G – Pedagogia – UNESPAR/UV
Orientadora: Profª. Ms. Josimar M. Borille

Resumo:
O presente trabalho objetiva apresentar atividades pedagógicas lúdicas, as quais, a partir das concepções metodológicas no exercício das aprendizagens docentes do Projeto Mão Amiga, oferecido pelo curso de Pedagogia da UNESPAR/UV e financiado pela CAPES/PIBID, têm vital importância para se superar a dificuldade de aprendizagem. Como bolsista do referido Projeto, entende-se que ao utilizar o jogo na área da matemática, com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, auxilia-se os mesmos a desenvolverem o raciocínio lógico-matemático a realizar cálculos mentais das operações de adição, subtração, divisão e multiplicação. Deste modo, apresentamos o jogo “cada macaco na sua banana”, como instrumento pedagógico nos planos de aula. O desenvolvimento e a aplicação ocorreram na Escola Municipal Padre João Piamarta, com alunos de 8 a 10 anos que frequentam o segundo e terceiro anos do Ensino Fundamental. Foram utilizados para confecção do jogo: EVA, cola, pincel, imagens de macacos ilustrados, números e cartolina para a confecção das fichas (que representam os numerais das operações, resolvidas nos cadernos). O Jogo do “cada macaco na sua banana” foi construído com os alunos, em forma de “cacho de bananas”, onde as bananas ficam suspensas e numeradas, sendo que a professora distribui as fichas com as operações e a criança que acertar o resultado da operação, pendura o macaco na banana numerada. Na sequência os alunos foram orientados a realizar as atividades propostas pela professora que envolveram contagens, representação escrita das operações matemáticas e numeração, todas estas registradas e resolvidas nos cadernos das crianças. Considerou-se que por meio dessa atividade as crianças tiveram a oportunidade de desenvolver o raciocínio lógico-matemático aprendendo de maneira fácil e divertida, desenvolvendo competitividade ao realizar cálculos mentais. Além disso, possibilitou-se a constatação da importância do lúdico como recurso imprescindível no ensino de atividades de matemática e desta forma amenizando as dificuldades de aprendizagens pedagógicas dos alunos atendidos pelo projeto.

PALAVRAS-CHAVE: Projeto Mão Amiga. Dificuldade de Aprendizagem. Cada Macaco na Sua Banana. Ludicidade. Iniciação à Docência.


0

0 Comentários :

Postar um comentário