A influência do planejamento no trabalho pedagógico no contexto das dificuldades de aprendizagem



Agnes Isabela Leão Ferreira (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória,
agnes.leao@yahoo.com
Magali Katchoroski (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória, magakat1@hotmail.com
Roseli Vergopolan (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória
roseli_vergopolan@yahoo.com.br
Coordenadora: Rosana Beatriz Ansai

RESUMO: 
No contexto escolar as dificuldades de aprendizagem são recorrentes, muitos são os fatores que influenciam o pensar ou recordar do aluno, afetando sua escrita, leitura e cálculos dentro da sala de aula, no qual o professor sozinho não consegue suprir devido à grande quantidade de alunos inseridos na sala de aula. O subprojeto “MãoAmiga visa um trabalho pedagógico que centra na superação das dificuldades do aluno em parceria com Rede Municipal de União da Vitória-PR. O objetivo deste estudo é apresentar definições sobre algumas dificuldades de aprendizagem e planejamento, reflexões necessárias para atuação no subprojeto. Os procedimentos metodológicos deste estudo se enquadra inicialmente em estudo bibliográfico que resultará num relato analítico das vivências do referido projeto. A atuação como bolsista no subprojeto “Mão Amiga”, possibilita intensas aprendizagens docentes, entre elas a importância do planejamento, as atividades lúdicas como estratégias de ensino, conhecimentos que estão sendo construídos cotidianamente no contato com a escola e com os alunos. Por isso, é importante compreender como se efetiva o trabalho pedagógico dentro do contexto escolar. Por meio do convívio com os docentes e com as orientações e acompanhamento do supervisor das atividades dos dias do trabalho coletivo do subprojeto, pode-se procurar a melhor maneira de intervir nas dificuldades de aprendizagem por eles apresentadas. Ressalta-se que o presente estudo encontra-se em fase inicial, e em de coleta de dados.

Palavras-chave: Planejar. Intervir. Aprender.

0

0 Comentários :

Postar um comentário