O jogo da barata: meio lúdico e pedagógico para alfabetizar no âmbito do projeto Mão Amiga CAPES/PIBID



Renata Penteado (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória, renatapenteado1@gmail.com
Silmara Maria Wierzbicki (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória, silmara.mw@hotmail.com
Michelly Fink (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória, mizinha.fink@yahoo.com.br

RESUMO: 
O presente trabalho possui por temática o jogo como meio lúdico e pedagógico no processo alfabetizador utilizado no Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID, oferecido pelo curso de Pedagogia da UNESPAR Campus de União da Vitória. O referido projeto tem por objetivo o trabalho diferenciado com alunos dos Anos Iniciais da rede pública municipal, que apresentam diversas dificuldades no processo de aprendizagem. Diante disso, apresenta-se o jogo da barata que foi trabalhado a partir do conto “A dona Baratinha”, tendo como objetivo principal desenvolver a compreensão da formação silábica e progressivamente da formação de palavras. A utilização dos jogos torna-se um diferencial nas ações do projeto supracitado, uma vez que a inserção destes vem de encontro com as situações de ensino, considerando que são empregados nos planejamentos e fortalecem ainda mais o desenvolvimento e a qualidade das aulas e também o alcance dos objetivos de aprendizagem desejados. Esta pesquisa se tornou possível a partir da inserção e da atuação enquanto acadêmicas bolsistas no projeto, tendo como respaldo teórico a pesquisa bibliográfica, a qual permite considerar os jogos e as brincadeiras desenvolvidos com os educandos atendidos pelo Mão Amiga, como uma prática cultural cotidiana, aliada às aprendizagens que são construídas ao longo do processo educacional. Deste modo, a metodologia consiste no relato de experiências através da intervenção pedagógica no decorrer das atividades do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID e ainda, por meio da leitura e da articulação dos conceitos teóricos.

Palavras-chave:
Jogos e brincadeiras. Dificuldades de aprendizagem. Alfabetização.

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