Nas manhãs dos dias 01 e 03 de setembro de 2015, as
atividades desenvolvidas pelas bolsistas Jaqueline Ticiana Scherer e Paula
Fernanda Teixeira Martins, sob orientação da professora supervisora Aline
Nataly Wolf com os alunos do Projeto Mão Amiga no âmbito da Escola Municipal
Coronel David Carneiro, pautaram-se na utilização dos Blocos Lógicos, com o
intuito de estimular o raciocínio matemático, reconhecimento de formas
geométricas e cores.
Neste interim torna-se interessante salientar que as
atividades com os blocos lógicos constituem-se como algo interessante para o
alunado por apresentarem-se coloridos e de material resistente. Ao manipular as
peças as crianças automaticamente comparam-nas, classificando-as por cores,
tamanhos, espessuras além de que criam figuras. Neste entender, destaca-se que
Quando
o professor determina uma atividade ou estabelece regras, a criança utiliza-se
dos conhecimentos prévios estabelecidos pela manipulação das peças. Com a
prática das atividades vão se formando as estruturas, e a criança passa a
responder apenas utilizando-se da abstração, concretizando desenvolvimento do
raciocínio lógico-matemático. (FELICE, POKRYWIECKI, SABINO, 2012)
No desenvolvimento do plano foram utilizadas diversas
estratégias com os educandos, sendo que algumas delas constituíram-se em:
contação da história das “Três partes” de autoria Edson Luiz Kosminski; jogos
com dados e os blocos lógicos; recorte de figuras; adivinhas de formas geométricas;
pinturas de tinta guache com pincel e com cotonetes.
Destaca-se que as atividades desenvolvidas efetivaram-se com
eficácia, além de que constituíram como um momento destinado a descobertas
tanto dos educandos como conjuntamente das bolsistas acadêmicas.
Referência:
FELICE, José;
POKRYWIECKI, Giuliana Masculi; SABINO, Elisabete Cano. Desenvolvendo competências com os blocos lógicos. Disponível em:
Acesso em: 15. Set. 2015.
Educandos explorando as formas geométricas.
|
Desenhos realizados pelo alunado com pincel e tinta guache |
Pintura feita com cotonete e
tinta guache seguindo a legenda com formas geométrica.
|
0 Comentários :
Postar um comentário