BOLSISTAS DA ESCOLA MUNICIPAL CORONEL DAVID CARNEIRO DESENVOLVEM ATIVIDADES COM A UTILIZAÇÃO DOS BLOCOS LÓGICOS


Nas manhãs dos dias 01 e 03 de setembro de 2015, as atividades desenvolvidas pelas bolsistas Jaqueline Ticiana Scherer e Paula Fernanda Teixeira Martins, sob orientação da professora supervisora Aline Nataly Wolf com os alunos do Projeto Mão Amiga no âmbito da Escola Municipal Coronel David Carneiro, pautaram-se na utilização dos Blocos Lógicos, com o intuito de estimular o raciocínio matemático, reconhecimento de formas geométricas e cores.
Neste interim torna-se interessante salientar que as atividades com os blocos lógicos constituem-se como algo interessante para o alunado por apresentarem-se coloridos e de material resistente. Ao manipular as peças as crianças automaticamente comparam-nas, classificando-as por cores, tamanhos, espessuras além de que criam figuras. Neste entender, destaca-se que

Quando o professor determina uma atividade ou estabelece regras, a criança utiliza-se dos conhecimentos prévios estabelecidos pela manipulação das peças. Com a prática das atividades vão se formando as estruturas, e a criança passa a responder apenas utilizando-se da abstração, concretizando desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. (FELICE, POKRYWIECKI, SABINO, 2012)

No desenvolvimento do plano foram utilizadas diversas estratégias com os educandos, sendo que algumas delas constituíram-se em: contação da história das “Três partes” de autoria Edson Luiz Kosminski; jogos com dados e os blocos lógicos; recorte de figuras; adivinhas de formas geométricas; pinturas de tinta guache com pincel e com cotonetes.
Destaca-se que as atividades desenvolvidas efetivaram-se com eficácia, além de que constituíram como um momento destinado a descobertas tanto dos educandos como conjuntamente das bolsistas acadêmicas.

Referência:


FELICE, José; POKRYWIECKI, Giuliana Masculi; SABINO, Elisabete Cano. Desenvolvendo competências com os blocos lógicos. Disponível em: Acesso em: 15. Set. 2015.

Educandos explorando as formas geométricas.

Desenhos realizados pelo alunado com pincel e tinta guache

Pintura feita com cotonete e tinta guache seguindo a legenda com formas geométrica.
0

0 Comentários :

Postar um comentário