Bolsistas do Projeto Mão Amiga confeccionam “Jogo de Dominó Gigante” e o doam à escola parceira Municipal Guia Lopes


As bolsistas do Projeto Mão Amiga, que atuam na área da gestão, na Escola Municipal Guia Lopes foram agraciadas com um pedido vindo de uma docente da escola, que solicitou a confecção de dois jogos de dominó, no formato gigante.
A professora, ao observar o engajamento da equipe do Projeto à constante confecção de materiais pedagógicos que agreguem à dinâmica operacional da escola, sentiu-se à vontade para compartilhar com a supervisora do Mão Amiga na instituição, Débora Passos Guimarães, uma sugestão de confecção.
As bolsistas acataram a ideia e puseram-na em prática no mês de agosto de 2015. Inicialmente, solicitaram aos alunos a doação de caixas de leite vazias, higienizando-as em seguida. Ao todo, 56 caixas chegaram às mãos das pibidianas. No que pese ao papel craft utilizado para encapar as caixas, uma mãe, que atua em uma fábrica, doou o material. Por fim, as bolsistas recorreram ao E.V.A. para darem materialidade aos círculos numéricos pertinentes ao jogo do dominó. Como estavam confeccionando dois jogos, duas cores foram elegidas para esse fim de registro quantitativo: a azul e a laranja.
Finalizada a confecção, ambos os Jogos de Dominó foram doados à escola. Assim, todas as docentes da instituição terão acesso, podendo utilizá-los em sala de aula, com todas as turmas.
É interessante frisar que são múltiplas as possibilidades concatenadas aos benefícios oriundos do referido jogo. Em meio à execução, os alunos entram em contato com os princípios da socialização, das regras, da noção de quantidade, ao passo que também exercitam a ideia de maior e menor.
Quanto ao tamanho do jogo, o formato gigante atiça a curiosidade dos educandos, ao mesmo tempo em que facilita o manejo das peças e a visualização das ações do jogo. Isso favorece a aprendizagem coletiva, pois cada professora pode mobilizar a turma toda ao aplicar o jogo.
            Em síntese, a doação de mais um material à escola somou à ideia de que o Projeto Mão Amiga encontra-se em sintonia com os anseios da unidade escolar em que está inserido, renovando o enlace necessário entre o Ensino Superior e a Educação Básica.


Texto escrito pela bolsista: Simone Luiza Kovalczuk

Dominó Gigante

Bolsistas atuantes na escola parceira

Bolsistas confeccionando o jogo
2

2 Comentários :

Unknown disse...

Com certeza esse jogo contribuirá para o aprendizado dos alunos da referida escola, pois como sabemos através da ludicidade a aprendizagem ocorre de forma prazerosa.

Unknown disse...

Com certeza esse jogo contribuirá para o aprendizado dos alunos da referida escola, pois como sabemos através da ludicidade a aprendizagem ocorre de forma prazerosa.

Postar um comentário