A construção do fada: diagnóstico avaliativo como princípio estruturante do fazer docente


Tatyanne Roiek Lazier, Débora Passos Guimarães, Lucinda Márcia do Nascimento Ayres
 e Patrícia Aparecida Lutes Micalichen
 Rosana Beatriz Ansai
Projeto: Mão Amiga
Bolsistas PIBID (UNESPAR/ FAFIUV)

RESUMO

Este trabalho foi realizado no âmbito temático do Projeto Mão Amiga PIBID/ UNESPAR/FAFIUV, vinculado ao curso de Pedagogia, onde acadêmicos buscam experiências e o contato com a prática pedagógica, tendo como público alvo crianças estudantes do segundo ao quinto ano das séries iniciais,  com dificuldade de aprendizagem, matriculadas nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de União da Vitória – PR. A articulação do estudo originou-se da proposta das auxiliares de gestão  e das supervisoras bolsistas do projeto pois, durante os estudos realizados na hora do Trabalho coletivo semanal, viu-se  a necessidade da elaboração de um instrumento que possibilitasse o diagnóstico das dificuldades apresentadas pelas crianças, sem a pretensão de elaborar “fórmulas ou receitas” para o trabalho pedagógico com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Organizou-se um roteiro no qual denominamos de Formulário de Avaliação de Dificuldade de Aprendizagem (FADA), visando auxiliar na identificação por parte das professoras regentes das escolas parceiras do Projeto do baixo desempenho dos alunos e seu encaminhamento para frequenta as aulas do Projeto, uma vez que é na dinâmica da sala de aula que alunos com este perfil são percebidos. Para a escolha do conteúdo deste instrumento de coleta de dados utilizou-se as obras, Dificuldades de Aprendizagem: Detecção e estratégia de ajuda (GÓMEZ E TERÁN, 2009), O Manual de Avaliação Motora de (ROSA NETO, 2002) e os conteúdos do Planejamento Anual da Rede Municipal de União da Vitória-PR. O formulário possui três categorias de identificação das capacidades e aprendizagens dos alunos: Psicomotricidade, Matemática e Lectoescrita.  No presente momento o estudo encontra-se em fase de validação e experimentação deste instrumento.

PALAVRAS CHAVES: Dificuldade de Aprendizagem; Educação; Mão Amiga.

Resumo apresentado no  I Seminário Estadual PIBID do Paraná: o impacto na educação básica.

0

0 Comentários :

Postar um comentário