Veridiana
Noga, Rose Cléa Ferreira, Rozinei Cardozo Kranholdt e Tatiana de Lima
RESUMO
O estudo
apresenta o tema o lúdico e raciocínio lógico matemático. Apoiados em estudos
desenvolvidos durante a hora do trabalho coletivo, em leituras realizadas e em
nossas vivências docentes no Projeto Mão Amiga PIBID/UV, evidenciamos a
importância de amenizar dificuldades de aprendizagem encontradas na disciplina
de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, utilizando-se em sala de
aula os jogos e brincadeiras. O jogo “Sistema Monetário” é composto por dois
dados numéricos, mini-cédulas de todos os valores nacionais e moedas.
Cada criança joga os dois dados ao mesmo tempo, faz a multiplicação dos
algarismos e recebe essa quantia em moedas. Ao atingir o valor de dois reais,
estará trocar suas moedas por cédula, e assim sucessivamente.Vence o jogador
que atingir o valor estabelecido pela professora. Este material, tem sido
aplicado com resultados satisfatórios, na busca de um bom desempenho lógico
matemático, ampliando conhecimento de noções numéricas (maior e menor,
números pares e números ímpares, as seguintes operações: adição,
subtração, multiplicação e divisão, e principalmente o sistema de trocas, que é
fundamental para a compreensão do SND).
O jogo é um recurso, através do qual a criança se sente desafiada a construir e
buscar seu conhecimento de um modo motivado e descontraído, exercendo também um
papel relevante para a socialização da criança enquanto indivíduo,
propiciando o seu crescimento pessoal, desenvolvendo a capacidade de conviver e
aceitar as diferenças sociais e intelectuais, comuns na vida em
sociedade.
Em síntese, podemos dizer que, através do lúdico, o resultado da aplicação do
conhecimento do conteúdo da matemática, é eficaz e produtivo quanto a superação
das dificuldades de aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVE: Dificuldades de Aprendizagem,
Matemática, Jogo.
Resumo apresentado no I Seminário Estadual PIBID do Paraná: o impacto na educação básica.
0 Comentários :
Postar um comentário