O subprojeto Mão Amiga participou do I Seminário Estadual do PIBID no Paraná que ocorreu na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) nos dias 24 e 25 de agosto de 2012. O projeto, que é coordenado pela professora Ms. Rosana Ansai, foi representado no evento pelas professoras supervisoras Ms. Josimar Mariano Borille e Mda. Roseli Vergopolan, além das bolsistas acadêmicas Débora Passos Guimarães, Heliana Franco, Tatiana de Lima, Silmara Maria Wierzbickin e Veridiana Noga.
|
O “Mão Amiga” evidenciou o trabalho empreendido em três escolas do município de União da Vitória por meio de apresentação de banners (Débora Passos Guimarães), apresentação de comunicações orais (Ms. Josimar Mariano Borille e Mda. Roseli Vergopolan) e mostra de materiais pedagógicos (Heliana Franco, Tatiana de Lima, Silmara Maria Wierzbickin e Veridiana Noga). Somado a isso, vale ressaltar a participação da professora Ms. Rosana Beatriz Ansai na mesa de debates dos coordenadores de subprojetos e da professora Mda. Roseli Vergopolan na dos supervisores.
Professora Mda. Roseli Vergopolan na mesa de debates dos supervisores de subprojetos |
Apresentação oral das supervisoras Ms. Josimar Mariano Borille e Mda. Roseli Vergopolan
|
Professora Ms. Rosana Ansai e as acadêmicas bolsistas na Mostra de Materiais
|
Professora Ms. Rosana Ansai e as professoras supervisoras do subprojeto Mão Amiga
|
Após a fala da professora Ms. Rosana Ansai, as supervisoras Ms. Josimar Mariano Borille e Mda. Roseli Vergopolan relataram às bolsistas do projeto as experiências positivas que obtiveram ao participar de um evento da magnitude do I Seminário Estadual do PIBID no Paraná. Por fim, as bolsistas Débora Passos Guimarães, Heliana Franco, Tatiana de Lima, Silmara Maria Wierzbickin e Veridiana Noga também exteriorizaram, uma de cada vez, as contribuições do encontro em Ponta Grossa para a formação pessoal e profissional das mesmas.
Com o findar dessas exposições, foi aberto um espaço para um debate permeado de questionamentos, levantados pelas bolsistas, e apontamentos sobre as potencialidades que o PIBID traz à tona ao promover a fusão entre o ensino superior e a educação básica.
O evento PIBID atestou que o trabalho em grupo faz a diferença, principalmente quando há momentos em que vários grupos, de inúmeros lugares, reúnem-se para compartilhar as aprendizagens, os anseios e as perspectivas de que, aos poucos, mudanças dentro do cenário educacional estão sendo empreendidas e rumam para o sucesso.
0 Comentários :
Postar um comentário