O lúdico como ferramenta para o ensino nos anos iniciais do ensino fundamental



Jeniffer Venâncio (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória, jeniferalvesnet@hotmail.com
Orientadora: Prof.ª M.ª Adriane Elisa Dombrowski (PIBID, CAPES), Pedagogia, UNESPAR, Campus de União da Vitória, dombrowski.adri@gmail.com

RESUMO: 
Apresentar o lúdico como possibilidade de ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental favorece reflexões sobre a mediação do professor e suas práticas pedagógicas. Trabalhar a ludicidade e a psicomotricidade na superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos participantes é um dos objetivos do subprojeto Mão Amiga. Esta pesquisa tem como objetivo investigar como as atividades lúdicas e de psicomotricidade podem auxiliar o trabalho pedagógico. Dentro desta perspectiva, a utilização do lúdico nas aulas estimula o cognitivo, o afetivo e o desenvolvimento psicomotor, fazendo com que o indivíduo interaja com a sociedade. Este estudo se caracteriza como teórico bibliográfico culminando em um relato analítico reflexivo. Com o jogo de twister podemos desenvolver no educando conceitos como: esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial, e orientação temporal que influenciam muito em seu desenvolvimento e são fundamentais no ensino aprendizagem. Este jogo lúdico tem como objetivos promover uma aprendizagem significativa através do desenvolvimento da psicomotricidade trabalhando o movimento que está inteiramente ligado às fases de desenvolvimento e à aprendizagem educacional e promover funções de atenção, e aprimoramentos de conteúdos como as cores, alfabetização, interação, lateralidade e motricidade ampla. Cabe ressaltar que esta pesquisa se encontra em andamento.

PALAVRAS-CHAVE:
Lúdico. Psicomotricidade. Dificuldades de Aprendizagem.


0

0 Comentários :

Postar um comentário