Jogos para favorecer as aprendizagens matemáticas para crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem


Débora Passos Guimarães (PIBID, CAPES), Curso, UNESPAR, União da Vitória , deborabiti@hotmail.com

RESUMO: 
O presente estudo tem como objetivo apresentar a atividade lúdica como uma ferramenta de ensino/aprendizagem para minimizar as dificuldades de aprendizagens na matemática. Vale salientar que estas atividades foram utilizadas com crianças que participam do Projeto Mão Amiga do Curso de Pedagogia, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por intermédio do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência (PIBID), no ano de 2014. Neste entender, o projeto Mão Amiga propõe o lúdico como ferramenta de aprendizagem. Diante dessa premissa ressalta-se que este estudo foi instigado pela motivação de socializar com as bolsistas acadêmicas as atividades desenvolvidas no PNAIC (Pacto Nacional da Alfabetização) que também utiliza-se do lúdico como uma ferramenta de conhecimento que o professor pode apropriar-se. Percebe-se que no ambiente escolar as dificuldades de aprendizagens podem apresentar-se de diversas maneiras. Podem ser problemas de comportamento, na falta de atenção, na afetividade, no ritmo, na psicomotricidade, na área cognitiva, envolvem a dificuldade na matemática, na leitura e na escrita, entre outros. Deste modo acredita-se que o professor necessita desenvolver alternativas e métodos pedagógicos diferenciados que auxiliem as crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem. E o lúdico pode ser uma alternativa eficaz. Este trabalho de caráter descritivo, bibliográfico, exploratório, encontra-se em fase de desenvolvimento.

Palavras-chave: Dificuldade de aprendizagem. Lúdico. Matemática.

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